GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por dentro de uma baleia-azul

Dissecamos as dimensões e os hábitos do maior bicho que já existiu e que atualmente nada rumo à extinção – restam menos de 2,5 mil indivíduos.

1. Barbas: no lugar de dentes, lâminas de queratina deixam escoar a água engolida e retêm só o alimento.

2. Pregas ventrais: estrias que expandem o papo para caber mais água e comida na boca. Após cada caçada, ela expele a água sem abrir a boca.

3. Nadadeiras: as nadadeiras horizontais medem cerca de 12% do comprimento total do corpo.

4. Costelas: presas só à coluna, são flexíveis e suportam o movimento de 200 toneladas.

5. Elo quase perdido: esses ossos escondidos são vestígios das patas traseiras dos quadrúpedes que originaram as baleias.

6. Adubo do mar: ela produz uma tonelada de excremento por dia. Isso tudo alimenta o fitoplâncton, que é base da dieta de centenas de espécies.

 

A. Nariz na testa

Para respirar, ela vem à tona em intervalos de 30 a 90 minutos – o ar entra pelo orifício no topo do bicho. O famoso esguicho é uma rajada de ar quente que condensa em contato com a atmosfera.

Para respirar, ela vem à tona em intervalos de 30 a 90 minutos – o ar entra pelo orifício no topo do bicho. O famoso esguicho é uma rajada de ar quente que condensa em contato com a atmosfera. (Jubran/Superinteressante)

B. Aquecedor natural

A camada de gordura funciona como isolante térmico, auxílio para flutuação, reserva de energia e proteção contra ataques.

A camada de gordura funciona como isolante térmico, auxílio para flutuação, reserva de energia e proteção contra ataques. (Jubran/Superinteressante)

C. Amamentação

As glândulas mamárias ficam dentro de fendas no ventre das baleias e jorram o leite na água. Como é muito gorduroso, ele não se mistura com a água e os filhotes dobram a língua em forma de tubo para sugá-lo.

As glândulas mamárias ficam dentro de fendas no ventre das baleias e jorram o leite na água. Como é muito gorduroso, ele não se mistura com a água e os filhotes dobram a língua em forma de tubo para sugá-lo. (Jubran/Superinteressante)

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do site. Assine agora e tenha acesso ilimitado.

Conheça os planos de assinaturaOU

Já é assinante? Faça o login