PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que o homem é o primata com o maior pênis?

Gorilões de 200 kg têm um dito-cujo minúsculo. Chimpanzés transam sem parar, mas perdem da gente. O segredo do pênis humano? A mulher

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 Maio 2008, 22h00

Texto Marília Juste

Essa é fácil: o homem é o primata com o maior pênis porque a mulher é a primata com os órgãos sexuais mais profundos. Simples, não? Calma. É claro que nós vamos responder a pergunta que imediatamente pulou na sua cabeça ao ler isso: por que, então, a mulher tem os órgãos sexuais mais profundos dentre as fêmeas de primatas? Também é fácil. As humanas evoluíram para ter órgãos sexuais fundos porque a espécie começou a andar com duas pernas. Simples, de novo! Mas vamos por partes.

Quando os ancestrais dos seres humanos se tornaram bípedes, eles tiveram de aprender a viver de forma totalmente diferente. Isso, é claro, acabou causando uma série de adaptações diferentes no organismo. A mais notável foi a transformação das mãos, que passaram a ser capazes de criar e manusear ferramentas com extrema precisão. Mas houve também diversas alterações importantes no âmbito sexual.

Escorregadio

Quando os tataravós do homem viviam de quatro, o esperma do macho era perfeitamente depositado na entrada do útero da fêmea. Na transformação em bípede, no entanto, a coisa se complicou. Bastava a cópula terminar e a fêmea levantar para a coisa toda escorrer para fora. Além de fazer uma sujeira daquelas, o problema dificultava bastante o trabalho dos espermatozóides: fecundar o óvulo. Foi aí que a seleção natural entrou no jogo, favorecendo as fêmeas com órgãos mais profundos, os quais permitiam que pelo menos parte dos espermatozóides ficasse presa por ali.

Continua após a publicidade

“A modificação dos órgãos sexuais femininos, como seria esperado, gerou uma automática modificação em resposta do órgão sexual masculino”, explica o professor de zoologia e comportamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, Carlos C. Alberts. Com o útero mais longe, os homens, por sua vez, também precisaram de instrumentos mais longos para atingir seus objetivos. A seleção natural entra em campo novamente e surgem os maiores pênis do mundo primata.

Há uma outra explicação que pode ter contribuído para o tamanho avantajado do pênis humano, de acordo com o bio-geógrafo Jared Diamond, autor do livro The Third Chimpanzee. O pênis poderia ter um valor de competição por atenção, como ocorre com a supercauda de um pavão.

O próprio Diamond, no entanto, deixa claro que a idéia é controversa, porque diversas pesquisas já mostraram que as mulheres se dizem mais atraídas pela voz, pelas pernas ou pelos ombros masculinos – o pênis em si está bem longe na lista do que é mais atraente no corpo deles para elas. O que leva à conclusão de que, se o órgão é usado para exibição, é para outros homens, e não para as mulheres.

Continua após a publicidade

“Lembremo-nos de todas as artes fálicas feitas por homens para outros homens, e da vasta obsessão masculina com o tamanho do próprio pênis”, diz Diamond, para quem o órgão sexual masculino só não é maior porque há limites na profundidade da vagina. “Nem gosto de imaginar como seria o pênis se esse impedimento prático fosse removido e os homens pudessem ter do tamanho que quisessem”, brinca.

O clitóris das fêmeas de bonobo, um tipo de chimpanzé, é o maior dos primatas, provavelmente porque elas praticam sexo lésbico com freqüência.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.