GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pragas com os dias contados

Para um pais onde ele virou praga, a noticia chega em boa hora. A Ciba-Geigy, multinacional de produtos químicos e farmacêuticos, está pesquisando a aplicação de um inseticida lançado no mercado há dois anos, para exterminar escorpiões.
É o Diacap, que está sendo testado com apoio de uma equipe multidisciplinar da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu “Até agora, ele se mostrou eficaz, matando o bicho em pouco tempo” conta Pelágio Guimarães Alves Filho, veterinário da empresa.
Apesar de trazer 30% de diazinon em sua formula-um pesticida organofosforado poluente tóxico – o novo produto não deverá prejudicar o meio ambiente. Embalado em cápsulas plásticas microscópicas que aderem ao escorpião, ele não fica no ar e tem menor quantidade de substancias nocivas, pois usa água como agente de pulverização.
Em análises de laboratório nas universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (UFMG e UFRJ), o Diacap mostrou que pode eliminar o escorpião-amarelo, o mesmo que há dois anos infesta a região do Vale do Paraíba. Agora com apoio da Unesp, ele está em fase final de teste de campo, na cidade paulistana de Aparecida, uma das mais atingidas pela Praga.