Jussara Hanover
O que é propaganda subliminar?
É o tipo de propaganda percebido apenas no subconsciente. A primeira experiência foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo professor americano Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu mensagens, que duravam três vezes menos que um segundo, dizendo “beba Coca-Cola”. O olho humano só consegue captar imagens que duram mais de 0,02 segundo. Segundo Vicary, as pessoas não percebiam a inserção, mas ficavam com a mensagem em seu subconsciente. Durante o intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência, dessa vez com a mensagem “coma pipoca”, e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com um determinado som. “A técnica costuma ser usada em propaganda eleitoral, no rádio e na televisão. Nas eleições presidenciais de 1990, o candidato Mário Covas utilizou-se de um ruído de batida de coração durante o horário político. O som era inaudível, porque em cima dele estavam a musica do candidato e sua voz. Mas os batimentos, que passavam a sensação de calma e segurança, eram percebidos pelo subconsciente”, conta o publicitário Flavio de Alcântara Calazans, professor do Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo, em São Paulo.