GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual é o maior roteiro já escrito para um jogo?

Alguns RPGs podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês

Para ser considerado um romance, um livro precisa possuir mais de 40 mil palavras. Para comparar, a trilogia O Senhor dos Anéis, somada, tem 455 mil palavras, a saga Harry Potter somada tem 1 milhão e a Bíblia tem 800 mil. Dada a extensão do roteiro de alguns RPGs, gênero conhecido pela profusão de texto, alguns jogos podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês, como estes:

1 milhão -Baldur’s Gate II: Shadows of Amn

games-roteiro games-roteiro

Considerando que é preciso aproximadamente 300 horas para terminar o aclamado Baldur’s Gate II por completo (incluindo missões principais e secundárias), é compreensível que o RPG de fantasia medieval da BioWare tenha um roteiro maior que a Bíblia.

800 mil -Planescape: Torment

games-roteiro2 games-roteiro2

Clássico cult dos RPGs, Planescape: Torment tem tanto texto, de longos diálogos a infindáveis descrições de ambientes, que a sensação de jogá-lo é a de ler um livro com escolhas.

 

LEIA MAIS

 

740 mil -Dragon Age: Origins

games-roteiro3 games-roteiro3

Mais um RPG de fantasia da BioWare (e sucessor de Baldur¿s Gate), seu roteiro é especialmente longo devido às múltiplas ramificações da história e personagens jogáveis.

600 mil – Final Fantasy VII

games-roteiro4 games-roteiro4

O clássico dos RPGs japoneses também possui o maior roteiro da série, resultado de um mundo habitado por centenas de personagens tagarelas.