GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quanto uma baleia come por dia?

Depende da baleia. A mais gulosa é a azul, que pode ingerir nada menos do que 4 toneladas de comida em 24 horas. Isso equivale a cerca de 18 500 Big Macs. Mais contidas, espécies menores, como a franca e a jubarte, abocanham até 2 toneladas de alimento por dia. Apesar do porte imponente, a baleia dificilmente escolhe uma presa à altura. Seu “arroz com feijão” consiste em pequenos peixes e microcrustáceos como os copépodes – pouco maiores que uma cabeça de alfinete – e o krill, que lembra o camarão. Mas esse banquete não rola todo dia: algumas espécies passam meses em jejum ao migrar para águas equatoriais, onde as fêmeas têm seus filhotes. Como essa região é mais quente e tem menos comida, as baleias aproveitam as generosas ofertas de krill no Pólo Sul para encher o bucho.

A comilança aumenta em até 40% a capa de gordura do animal, que serve como reserva energética para a temporada em águas quentes. “Algumas gastam tudo e chegam ao final do período reprodutivo com as costelas saltando para fora”, diz o biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O método de caça varia. Espécies filtradoras, como a azul, a franca e a jubarte, são desdentadas. Em vez de mastigar o prato do dia, elas enchem a boca de água, retêm a comida e eliminam o líquido que vem junto por meio de dobras na barriga. Às vezes o negócio é mais embaixo: a baleia fin, por exemplo, mergulha 200 metros – o equivalente a um prédio de 70 andares – em busca de krill. Confira no infográfico essa estratégia radical.

 

Mergulho faminto

Baleia fin afunda 200 metros para conseguir almoçar

1. Para conseguir alimento, a fin precisa mergulhar em águas profundas. À medida que desce, o aumento da pressão da água faz seus pulmões se contrair e diminuir de tamanho. Assim, ela gasta menos energia para afundar.

2. Ao perceber um cardume de krill, a baleia fin abre completamente a boca. O movimento funciona como um pára-quedas e faz a baleia reduzir a velocidade enquanto engole tudo o que vê pela frente.

3. O krill é retido no corpo do animal e a água é expelida por meio de dobras na barriga. Em 6 segundos, ela come 9 kg de krill e filtra o equivalente a seu peso em água.

4. A aventura nas profundezas dura cerca de 7 minutos e inclui 5 a 6 “bocadas” em busca de comida. Depois desse período, as baleias retornam à superfície para renovar os estoques de oxigênio nos pulmões.

Fonte Instituto Baleia Jubarte.