GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sahelanthropus tchadensis , osso duro de roer

Rafael Kenski

Um crânio, dois pedaços de mandíbula e três dentes levados a público no mês passado estão colocando os estudiosos de evolução humana em pé de guerra. Segundo os descobridores, eles constituem uma nova espécie – Sahelanthropus tchadensis –, têm sete milhões de anos e são os restos do mais antigo ancestral conhecido do homem. Mas é possível que ele não seja tão velho. O método de datação foi comparar as espécies que estavam à sua volta com as que existiam em outras regiões da África, o que não é muito preciso. Além disso, pode ser que ele não faça parte da nossa família. Acredita-se que a linhagem humana se separou dos demais primatas entre cinco e seis milhões de anos atrás e, para alguns cientistas, faz mais sentido que esse fóssil seja de um gorila. “Acho que só poderemos afirmar alguma coisa daqui a uns dez anos, quando a polêmica diminuir”, diz o antropólogo físico Walter Neves, da Universidade de São Paulo. “Estão aparecendo tantas novas espécies que é difícil hoje traçar uma linhagem.”

Árvore da dúvida