Sapo ameaçado de extinção busca parceira desesperadamente

E um site de relacionamento está ajudando na busca. A sério.

Por Lucas Baranyi
Atualizado em 9 fev 2018, 18h35 - Publicado em 9 fev 2018, 18h17

Nem sempre é fácil ser solteiro – mas pense pelo lado positivo: pelo menos a sua espécie não está em extinção. É que esse é o caso do sapo Romeo, um sapo aquático da espécie Telmatobius yuracare, que corre o risco de deixar de existir. Romeo foi capturado há 10 anos, em 2008, e biólogos tem tentado, desde então, encontrar outro exemplar – macho ou fêmea – para dar prosseguimento à família… Sem sucesso.

O grupo ambiental Global Wildlife Conservation decidiu, em homenagem ao Dia de São Valentim, nesta quarta, entrar em parceria com o site de relacionamentos Match.com para aumentar as chances do anfíbio achar o amor de sua vida.

Como ferramenta de marketing, criaram um perfil para o bicho. Mas não fica nisso, claro: o site vai ajudar a pagar uma série de expedições para locais onde outros sapos da mesma espécie podem viver, na esperança de encontrar um par para Romeo.

Segundo Arturo Muñoz, fundador da Iniciativa Anfíbia Boliviana, que participa da iniciativa com o Match.com e a Global Wildlife Conservation, o desafio tem se provado complicado. “Nós não queremos que ele perca a esperança, e continuamos acreditando que poderemos salvar a espécie”, afirmou em um comunicado enviado à imprensa.

A espécie já esteve em dez diferentes locais, todos na Bolívia. Nos últimos anos, porém, começaram a desaparecer. Acredita-se que os sapos tem sido atingidos por uma doença devastadora chamada quitridiomicose – que já foi responsável por extinguir outras espécies de anfíbios.