GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se você fosse bicho

Já pensou em correr como um guepardo ou nadar feito um golfinho? A SUPER ouviu especialistas para saber como seria o homem, caso herdasse características de outros animais.

Thereza Venturoli

Líquido e certo

Apenas 1% do peso total das medusas é constituído de matéria sólida. Os restantes 99% são água pura. No homem, a água equivale, em média, a 65% da sua massa. Nem que você derretesse todos os seus ossos (20% de seu peso), conseguiria ficar tão aguado quanto as águas-vivas.

Recorde na savana

O guepardo, das savanas africanas, é o animal mais veloz em terra. Ele atinge 120 quilômetros por hora. Se o recordista olímpico Donovan Bailey corresse assim, não gastaria 9 segundos e 84 centésimos para percorrer 100 metros. Faria o mesmo em menos da metade desse tempo.

Haja fertilidade

A rainha de algumas espécies de cupim bota 3 000 ovos por dia, por até vinte anos. No final da existência, a mãe terá uma prole de mais de 22 milhões de ovos. Se a proeza ocorresse nas nossas maternidades, sete mães gerariam toda a população brasileira em duas décadas.

Asas na água

O golfinho, que é o cetáceo mais veloz, pode nadar 59 quilômetros em uma hora. Se a brasileira Dailza Damas Ribeiro fosse capaz de dar braçadas de Flipper, não gastaria 10 horas e 48 minutos para cruzar os 33 quilômetros do Canal da Mancha. Seriam suficientes 33 minutos.

Sentindo o aperto

Algumas colméias reúnem de 60 000 a 70 000 abelhas. Imagine o que seria morar no estilo empilhado das fabricantes de mel. Seria como ir ao banheiro, dormir e acordar todos os dias na arquibancada do Estádio Olímpico, do Grêmio de Porto Alegre, lotado para uma final de campeonato.

Dentes de aço

A mordida de um tubarão branco de 3 metros de comprimento exerce a pressão de 7,5 toneladas por centímetro quadrado. Se você tivesse a mandíbula do peixão e mordesse um bloco de aço de 12,5 centímetros de espessura, quebraria os dentes, é claro. Mas ficariam as marcas da dentada.

Em passo de urso

O filhote de urso pardo, natural da América do Norte, nasce com apenas meio quilo. Mas depois de um ano já está com 90 quilos.Veja o tamanho a que chegaria um bebê humano, de 3,2 quilos, depois de um ano, se ele tivesse o mesmo ritmo de crescimento: 576 quilos!

Sem folga

A mosca dura, em média, 21 dias. Se você vivesse tão pouco, começaria a freqüentar a escola na hora do almoço do seu segundo dia, estaria namorando às 7 horas da noite do quinto dia, entraria na faculdade às 9h30 da manhã seguinte e se aposentaria quatro dias antes de morrer.

Peso pesado e molhado

Uma jovem orca fêmea espreme 850 quilos em apenas 4 metros de comprimento. Se essas proporções pertencessem a uma mulher com 1,65 metro de altura, ela teria um corpinho esbelto de 350 quilos. Isso lhe causaria sérios problemas ósseos e musculares. No mar, esse desequilíbrio é aliviado porque a água ajuda a sustentar o corpo. Tanto é que a maior habitante dos mares, a baleia azul, se dá muito bem no ambiente aquático, com suas 130 toneladas. Mas, se encalhar num banco de areia, morre sufocada pelo próprio peso, que a impede de respirar.