Sinais elétricos do cérebro aceleram durante a vida

Experiência mediu velocidade de transmissão neuronal em pessoas de várias idades.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 fev 2023, 11h15

Pesquisadores da Mayo Clinic, nos EUA, conseguiram medir a velocidade de transmissão de sinais (1) no cérebro de 75 pessoas, com 4 a 51 anos de idade. Isso foi possível porque esses indivíduos tinham epilepsia, e haviam recebido implantes de eletrodos cerebrais.

Os pesquisadores aplicaram corrente elétrica de baixíssima intensidade nesses eletrodos – e cronometraram o tempo que os sinais levavam para ir de um ao outro.

A transmissão de sinais do lobo frontal (que produz o pensamento) para o lobo temporal (associado à memória), por exemplo, leva 45 milésimos de segundo (0,045 s) na infância, mas acelera na idade adulta – quando é completada em 20 ms. Depois, na meia-idade, volta a ficar mais lenta: 30 ms.

Já a transmissão do lobo temporal para o parietal (ligado às percepções sensoriais) não tem essa queda, e se torna cada vez mais rápida.

Segundo os cientistas, há duas possíveis explicações para essas mudanças: o cérebro descarta as sinapses (conexões entre neurônios) menos importantes durante a vida, e a bainha de mielina, que reveste os neurônios, fica mais espessa, melhorando a transmissão de sinais elétricos.

Fonte 1. The development of efficient communication in the human connectome. D Hermes e outros, 2022.