GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Site da Nasa divulga imagens da Terra tiradas diariamente; veja

A agência espacial americana criou um site com as imagens capturadas pelo satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory, ou Observatório Climático do Espaço Profundo) – que tira uma foto da Terra por dia. Ele permite selecionar o mês e o dia, e observar como o planeta se modifica ao longo do tempo. O acervo de imagens tem um certo atraso – as fotos de hoje (dia 9), por exemplo, ainda não foram divulgadas -, e uma ou outra lacuna. Mas é bastante interessante: olhando com atenção, é possível notar os ciclos da atmosfera e do clima.   

O DSCOVR foi lançado em fevereiro deste ano, e está em órbita a 1,6 milhão de km de nós. A missão dele é servir como sistema primário de aviso para tempestades magnéticas solares, e como coletor de dados sobre o vento solar.   

É que, quando as tempestades solares alcançam a Terra, podem causar quedas de energia e afetar os sistemas de navegação de aviões. Um estudo feito em 2013 mostrou que o clima espacial extremo – que tem potencial de afetar o ambiente próximo à Terra – poderia causar um prejuízo de US$ 2,6 trilhões em danos. Por isso, é importante tentar prever esses eventos. Além disso, observar as mudanças de clima na atmosfera pode ser muito útil para cientistas e astrônomos.

Além do site com as fotos, a Nasa também criou uma conta no twitter só para o satélite, onde ela publica uma animação diária de imagens da Terra.