Soluções para todos
Esse número nunca foi tão alto. Ou seja, o brasileiro sabe que vive em um país violento.
Rodrigo Vergara
A criminalidade e a violência são, definitivamente, a prioridade nacional. Segundo uma pesquisa divulgada no início deste mês, um em cada cinco brasileiros considera a falta de segurança o nosso principal problema. Esse número nunca foi tão alto. Ou seja, o brasileiro sabe que vive em um país violento. E está preocupado com isso.
Por isso, leitor, tomamos duas decisões ao fazer esta edição especial da Super. A primeira foi não desperdiçar o seu tempo apresentando o problema – descrevendo crimes, ouvindo vítimas e difundindo o medo. Isso você já conhece. Em vez disso, decidimos gastar nosso suor em algo mais útil: encontrar soluções.
Mas nada de cães de guarda, blindagem de carros ou cercas eletrificadas. Com tanta gente preocupada com o assunto, fica evidente que a criminalidade não é um problema individual, mas de todos. Portanto, decidimos procurar soluções que sejam estruturais e que valham para toda a sociedade.
Para cumprir essa tarefa, convocamos um time de grandes jornalistas. Alguns vasculharam as instituições responsáveis pela segurança para saber o que há de errado com elas e qual o remédio apropriado. Outros debruçaram-se sobre as causas do crime e da violência.
O resultado é um compêndio das melhores soluções já imaginadas para reduzir a criminalidade no Brasil, tudo apresentado com o vigor que o tema requer em páginas desenhadas pela diretora de arte Nika Santos e seu fiel escudeiro Ricardo Portilho. Aproveite.