PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Teia de aranha “antibiótica” é desenvolvida para curar machucados

Pesquisadores britânicos criaram uma teia sintética com propriedades antibióticas para tratar feridas e evitar infecções

Por Giselle Hirata
9 jan 2017, 15h58

Em breve, daremos adeus a ataduras e esparadrapos convencionais. Após cinco anos de pesquisas, cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que teias de aranha podem curar machucados de um jeito mais eficiente.

Mas não estamos falando aqui de cientistas coletando teias por aí para criar curativos. A teia de laboratório é desenvolvida a partir de uma seda sintetizada por bactérias E. coli. modificadas. Com esta técnica, moléculas de medicamentos aderem à estrutura (proteínas e fibras) e podem turbinar curativos feitos com esta teia. 

Nos testes, os pesquisadores associaram o antibiótico levofloxacina a bandagens feitas com o novo material. Ao longo de cinco dias, o curativo liberava o medicamento aos poucos, protegendo o organismo contra infecções bacterianas. O resultado indica que o dispositivo pode ser controlado, administrando medicamentos gradualmente.

Ainda de acordo com o estudo, a teia “antibiótica” é biocompatível (não é rejeitada pela pele) e biodegradável, além de não causar reações alérgicas. Segundo a equipe que conduziu o estudo, o uso de teia de aranha como curativo não é inédito. Na Roma Antiga, soldados já usavam este material natural, misturado com mel e vinagre, para estancar o sangue de ferimentos e como antisséptico.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.