Trajes Espaciais – Sem andar no chão
Como os astronautas se mantêm no limite do autocontrole durante as caminhadas espaciais
Durante os treinamentos, enormes piscinas são usadas para simular o ambiente sem peso que ocorre durante uma viagem espacial. Mas nada que possa ser criado na Terra pode realmente preparar o sujeito para uma caminhada espacial.
Na piscina, dentro de seu traje espacial, os astronautas sentem o próprio peso. No espaço, isso não acontece. O que pode ser tremendamente desorientador, pois a falta da sensação de gravidade afeta os vestíbulos, órgãos localizados na cabeça que estabelecem o senso de equilíbrio e direção. (Quer bagunçar seus vestíbulos? Basta rodar sem parar. Após algumas voltas, você para, mas tem a sensação de que ainda está girando.)
Além do mais, os astronautas precisam manter a calma e o ritmo respiratório durante uma caminhada. Caso contrário, o vidro do capacete pode embaçar, e as coisas ficam ainda mais complicadas.
E engana-se quem pensa que, em termos de esforço físico, é uma moleza trampar no espaço. Na verdade, mesmo sem peso, o astronauta tem grande dificuldade para se mover dentro do traje espacial. Isso porque o traje é pressurizado, de modo que fazer qualquer movimento exige vencer essa pressão que tende a manter o macacão rígido. Movimentar os dedos com luvas de astronauta é um sofrimento, o que dificulta a realização de trabalhos delicados e deixa os astronautas estafados.
Por essas e outras é que esses trajes estão sempre em evolução. Para o projeto de retorno à Lua, uma nova versão já está em fase de criação.
O macacão do futuro
Veja como será o traje em desenvolvimento para a próxima geração de exploradores da Nasa
PAPO-CABEÇA
Como em versões anteriores, a touca, sob o capacete, mantém os sistemas de comunicação.
NAS COSTAS
A mochila transportará sistemas de sobrevivência, inclusive oxigênio.
DURO NA QUEDA
O traje aguentará pressão interna maior, para evitar problemas de saúde.
ROUPA DE BEBÊ
Mais macia, ela permitirá que o astronauta se curve para pegar coisas no solo.
ELÁSTICO
Novas juntas darão mais flexibilidade de movimento.
MODA VERÃO-INVERNO
Roupa terá duas configurações; uma versão light, usada por baixo, servirá apenas para emergências dentro da nave.