GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Um único gene é responsável pela disposição de todos os órgãos

Um para cá, outro para lá

Provavelmente você jamais ouviu falar no gene Pitx2. Mas saiba que, sem ele, você seria uma bagunça por dentro. Pois é o Pitx2 que arma o quebra-cabeça dos órgãos, segundo descobriram biólogos do Instituto Salk, da Califórnia.

No início da gestação, tudo se forma misturado, no centro do organismo. Depois, aos poucos, esse gene começa a colocar cada coisa em seu lugar certo. O estômago se acomoda à esquerda, o fígado desvia para a direita e o coração para bem no meio, só que virado para a esquerda.

Os pesquisadores modificaram o gene em frangos e fizeram com que eles nascessem com o coração invertido ou no lugar errado. Parece uma coisa horrível. Mas, para o espanhol Juan Carlos Belmonte, que liderou a pesquisa, desvendou-se um dos grandes mistérios da Biologia. “Saber o que comanda a disposição dos órgãos é o primeiro passo para entendermos os defeitos de má-formação que quase sempre levam à morte”, comentou Belmonte à SUPER. A esperança é que seja possível, no futuro, evitar anomalias em embriões.