Provavelmente você jamais ouviu falar no gene Pitx2. Mas saiba que, sem ele, você seria uma bagunça por dentro. Pois é o Pitx2 que arma o quebra-cabeça dos órgãos, segundo descobriram biólogos do Instituto Salk, da Califórnia.
No início da gestação, tudo se forma misturado, no centro do organismo. Depois, aos poucos, esse gene começa a colocar cada coisa em seu lugar certo. O estômago se acomoda à esquerda, o fígado desvia para a direita e o coração para bem no meio, só que virado para a esquerda.
Os pesquisadores modificaram o gene em frangos e fizeram com que eles nascessem com o coração invertido ou no lugar errado. Parece uma coisa horrível. Mas, para o espanhol Juan Carlos Belmonte, que liderou a pesquisa, desvendou-se um dos grandes mistérios da Biologia. “Saber o que comanda a disposição dos órgãos é o primeiro passo para entendermos os defeitos de má-formação que quase sempre levam à morte”, comentou Belmonte à SUPER. A esperança é que seja possível, no futuro, evitar anomalias em embriões.