GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Um vulcão refrescante

Por causa do vulcão Pinatubo, que lançou 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, a temperatura na Terra ficou em média 0,5 grau mais fria.

O mundo está mais frio graças ao Pinatubo, o vulcão filipino que em 1991 iniciou uma intensa série de erupções. Suas explosões lançaram 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na estratosfera, formando uma nuvem ácida que jogou os termômetros para baixo e os olhos da ciência para cima. As previsões para este ano eram de um aumento de temperatura de 0,2°C, mas os ponteiros indicam que a primeira metade de 1992 foi 0,5°C mais fria que em 1991.

Os dados foram divulgados pelo meteorologista Ellsworth G. Dutton do órgão americano National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). O declínio mais forte ocorreu no Hemisfério Norte, com queda de até 1°C, e o menos no Sul, com declínio de 0,3°C. Esse quadro persiste até 1994, quando a camada de partículas de ácido sulfúrico, que envolve boa parte da terra, se dilui e os raios solares voltam a alcançar plenamente o solo.