Urano tem cheiro de pum e xixi, diz cientista

Se você pudesse cheirar o gigante gasoso, ele não seria lá muito agradável – entenda a química e os aromas no coração do azulão simpático

31 mar 2017, 16h49

No vácuo do espaço o som não se propaga – as batalhas ruidosas de Star Wars são só ficção, sem a parte científica. Se serve de consolo, porém, você pode cheirar seus planetas favoritos em vez de ouví-los. Ao contrário das ondas sonoras, que precisam de um meio como o ar para se propagar, os aromas, que são feitos de compostos químicos voláteis, flutuam até o nariz em qualquer ocasião.

O que levanta a questão: se você pudesse trazer uma caixinha de Urano para a Terra, que cheiro ela teria? A resposta rápida, segundo reportagem do Gizmodo, é urina e flatulência. Ou pum e xixi, fique à vontade com o vocabulário. Mas calma, a explicação não é tão simples assim.

Nosso amigo gordo, azul e distante não seria lá muito revelador à primeira cheirada. Sua temperatura média é -220 ºC, e as moléculas com potencial para estimular nossas narinas ficam bem quietas no estado sólido, congeladas nas nuvens. É só pensar na diferença do cheiro de um rio poluído em um dia de verão e um dia de inverno – com a diferença que o inverno lá dura o ano todo e é nove vezes mais frio que o da Terra.

Mas estamos falando de uma civilização hipotética que já tem naves avançadas o suficiente para dar um rolê tripulado na órbita de Urano. E de um ser humano hipotético que tenha sobrevivido ao frio indescritível e a atmosfera tóxica do planeta – que não tem uma gota de oxigênio. Nada te impede, portanto, de pôr um pedacinho de gigante gasoso em um potinho de marmita e levá-lo ao microondas da nave.

Essa seria a primeira decepção: Urano é uma cebola de gases, e sua embalagem, a atmosfera exterior, é feita de hidrogênio, hélio e metano. O hélio é o famoso gás de encher balões que, se inalado, deixa a voz da cobaia mais fina (como Morgan Freeman neste vídeo). O metano é inflamável, e, por sua interação com a luz, dá a cor azul do planeta. O hidrogênio, bem… 75% da matéria do universo é hidrogênio, se ele tivesse algum cheiro, você já teria sentido. Moral da história? Essa mistura, em contato com o oxigênio, vai pegar fogo antes que você possa farejar um aroma definido – vale lembrar que o hidrogênio é um ótimo combustível.

Mas a esperança é a última que morre, então vamos sair da nave e cavar mais fundo no gás. Conforme você descer, aparecerão substâncias como mais metano, água, sulfeto de hidrogênio, amônia e dióxido de carbono. Cada uma delas fica em uma faixa bem delineada – a atmosfera do planeta é muito estratificada, como um sanduíche com carne, alface e tomate bem separados e visíveis. A presença de alguns desses componentes, como o metano, é confirmada. Outros, como o sulfeto, são possíveis, mas não certos – tudo depende da proporção de elementos como enxofre e nitrogênio na composição do planeta, que não podemos calcular com exatidão.

O pesquisador Mark Hofstadter, cientista planetário do laboratório de propulsão a jato da NASA, analisou o coquetel no site americano. E tirou conclusões tristes: “os mais fedidos dessa lista provavelmente são o sulfeto de hidrogênio e a amônia”. O sulfeto de hidrogênio (H2S) é famoso por ter cheiro de ovo podre em baixas concentrações, segundo o departamento de segurança do trabalho do governo norte-americano. Em concentrações superiores a 30 partes por milhão, é doce a ponto de dar náuseas. O que ninguém sabe é que ele é um ingrediente comum nos puns que não são tão inocentes – aqueles que adoram te visitar no elevador. Uma visita rápida a este artigo científico (Avaliação de um paciente extremamente flatulento: relatório de caso, diagnóstico proposto e abordagem terapêutica) revela que um pum médio, além de H2S, também compartilha CH4 e CO2 com Urano.

Amônia, por sua vez, tem cheiro de… amônia. Que dá cheiro ao xixi de gato ou até ao seu próprio xixi logo que você acorda, quando ele está mais concentrado. Conclusão? Quando bater aquela vontade de conhecer o Sistema Solar, vá ao banheiro com uma foto de Urano em mãos – é o mais próximo que você chegará de uma simulação olfativa.