Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Veneno de vespa brasileira mata células de câncer sem atingir células saudáveis

Por Brasil Post - Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 10 set 2015, 17h15

Vespas têm péssima reputação. Até as abelhas, cuja picada é igualmente dolorida, são mais queridas – afinal, fazem mel e até que são fofinhas.

Mas uma nova descoberta científica revelou que temos sido injustos com as vespas.

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram que o veneno de vespa tem o poder de atacar células cancerosas sem atingir células saudáveis. A pesquisa foi realizada em parceria com a University of Leeds.

Leia: 8 erros que as pessoas cometem em nome da saúde

A toxina responsável chama-se Polybia-MP1, e é produzida pela vespa Polybia paulista – a famosa “paulistinha”.

O estudo, publicado no começo do mês no periódico Biophysical Journal , descreve como o MP1 reage com moléculas de gordura que existem apenas na membrana das células cancerosas.

Assim, a toxina abre furos nas células, tornando-as mais permeáveis. De acordo com João Ruggiero Neto, da Unesp, co-autor da pesquisa, esses buracos levam “apenas segundos” para se formarem, e permitem que moléculas como RNA e outras proteínas escapem da célula, inutilizando-a.

Testes já demonstraram que a toxina pode inibir o crescimento de células de câncer de próstata, de bexiga e de leucemia, que se mostraram resistentes a uma série de outros tratamentos.

A descoberta é especialmente excitante porque pode dar início a uma classe inteiramente nova de tratamento anticâncer.

Agora, os pesquisadores devem continuar investigando as propriedades do veneno para que ele finalmente possa ser utilizado para fins terapêuticos.

7 verdades sobre o câncer (que gostaríamos que fossem mentiras)