Verme hermafrodita se reproduz sozinho introduzindo o pênis na própria cabeça
E o processo é realmente violento
Como as pessoas solteiras aliviam suas necessidades ahmn… afetivas? Agora, imagine se masturbação causasse gravidez. É o caso do platelminto Macrostomum hystrix: a espécie hermafrodita é capaz de fecundar a si mesma, na falta de parceiros, através do sexo solo.
Tire as crianças da sala, que essa é a parte menos estranha. Os órgãos femininos ficam na cabeça, e o masculino, no ventre – a cópula é sempre na posição 69. O caso é que não existe entrada para a parte feminina. O pênis do Macrostomum hystrix é o chamado estilete, uma ponta de lança com que ele perfura a pele do parceiro para acessar seus ovos – a chamada “inseminação traumática”. Assim, quando o verme não encontra um parceiro, penetra violentamente a própria cabeça para se autofecundar – ainda que a autoinseminação esteja longe de ser única à espécie, essa é a primeira vez que cientistas observam isso acontecendo dessa forma tão… peculiar.
Referência
Hypodermic self-insemination as a reproductive assurance strategy, Lukas Schärer et al, Proceedings of the Royal Society, https://rspb.royalsocietypublishing.org/content/282/1811/20150660