PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Alexandre Versignassi

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do diretor de redação da SUPER e autor do livro "Crash - Uma Breve História da Economia", finalista do Prêmio Jabuti.

500 anos de retrocesso

De acordo com o livro mais importante da história, o Sol gira em torno da Terra. Está na Bíblia: Deus fez a luz, o céu, as plantas. E só no quarto dos sete dias da criação, com a semana praticamente encerrada, pendurou o Sol na abóboda celeste, como um toque final de decoração. O autor […]

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 08h49 - Publicado em 9 dez 2016, 19h29

carta_heliocentrismo_site-copy

De acordo com o livro mais importante da história, o Sol gira em torno da Terra. Está na Bíblia: Deus fez a luz, o céu, as plantas. E só no quarto dos sete dias da criação, com a semana praticamente encerrada, pendurou o Sol na abóboda celeste, como um toque final de decoração. O autor desse trecho do Gênesis, segundo as hipóteses mais recentes, foi algum sacerdote judeu que viveu por volta de 550 a.C. Ele não teve culpa pela imprecisão, claro.

A humanidade tinha tanta informação a respeito do Sistema Solar na época quanto hoje tem sobre o interior dos buracos negros: zero.

Dois mil anos depois do Gênesis, no século 16, esse problema não existia mais. Copérnico já tinha demonstrado que, caramba, era a Terra que girava em torno do Sol, não o contrário. Mas faltava combinar com os políticos da época. Como o heliocentrismo batia de frente com um dogma bíblico, e Igreja e Estado ainda eram basicamente a mesma coisa, a teoria virou uma questão política. Se você fizesse parte de um determinado grupo, passava a vida tentando derrubar a teoria  – como fez o grande Tycho Brahe, descobridor das supernovas, mentor de Johannes Kepler, e nascido um ano após a morte de Copérnico. O dinamarquês passou a defender que, sim, todos os planetas giravam em torno do Sol mesmo. Menos a Terra, numa tentativa bizarra de conciliar política e astronomia.

Enquanto isso, Galileu e o próprio Kepler se tornavam devotos do heliocentrismo.

Continua após a publicidade

E, ao aprimorar o trabalho de Copérnico, criaram a ciência moderna, inaugurando-a como uma área do conhecimento baseada em provas e consensos entre pesquisadores. Nascia ali

o método científico.

A teoria do aquecimento global é fruto do método científico, e um consenso entre os cientistas. Negá-la, a essa altura, é tão estúpido quanto refutar o heliocentrismo. Mesmo assim, Donald Trump sinalizou que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA será ocupada por Tychos Brahes modernos – cientistas outsiders que seguem negando os efeitos deletérios do CO2, boa parte deles patrocinados por companhias emissoras de CO2. Se isso se confirmar, veremos de novo a política acorrentando a ciência. Que a razão ilumine a consciência de Trump logo, ou iremos testemunhar algo indigesto: um retrocesso de 500 anos na história do pensamento humano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.