“Qual é o animal mais inteligente?” A pergunta é batida, mas alguns cientistas já têm em quem apostar.
É difícil definir inteligência, mas provavelmente os golfinhos são os campeões no quesito. Cientistas chegaram a essa conclusão analisando as proporções entre o tamanho do cérebro e do corpo dos animais. Depois dos seres humanos, são os golfinhos que têm o maior número nesse cálculo.
Um bom exemplo de cetáceo inteligente é Kelly, uma “golfinha” que vive no Instituto de Estudos de Mamíferos Marinhos no Mississippi (IMMS).
Ela foi treinada para ajudar na limpeza e pegar qualquer lixo que caísse no tanque. Cada vez que entrega uma tranqueira ao treinador, ganha um peixe.
Inteligente, não é? Tem mais:
Quando o lixo é achado e os treinadores não estão por perto, ela guarda embaixo de uma das pedras no fundo do tanque. E só quando um dos treinadores passa por perto, ela busca o lixo e vai cobrar a recompensa.
Inteligente, não é? Tem mais:
Kelly percebeu que o tamanho do lixo não importa para ganhar o peixe. Então ela passou a esconder os papéis grandes e quando um treinador passa por perto, ela desce até sua pedra, rasga um pedaço de papel e entrega ao treinador para ganhar o peixe. Aí desce de novo, rasga mais um pedaço e ganha mais um peixe. Ela aprendeu a planejar e conseguir mais peixes com a mesma quantidade de lixo.
Inteligente, não é? Tem mais:
Certa vez, uma gaivota caiu no tanque. Kelly a pegou e ganhou vários peixes pela captura. Eureka! Ela passou então a guardar o último peixe das refeições. Quando os treinadores saem de perto, ela leva o peixe de volta à superfície, atrai uma gaivota e depois de capturá-la, vai até os tiozinhos do instituto pra ganhar seu balde de peixes. (É impressão minha ou ela treinou os funcionários?) Depois de dominar a técnica, ela ensinou seu filho e outros golfinhos que ensinaram outros e por aí foi, até virar o esporte preferido do grupo.
Aqui no Brasil também temos histórias de golfinhos inteligentes:
Em Laguna, Santa Catarina, pescadores dependem dos cetáceos pra pescar. Isso mesmo, dependem! Os golfinhos cercam os peixes no mar e vão conduzindo o cardume até algum lugar onde os pescadores podem pegá-lo facilmente com suas redes. Durante o processo, os golfinhos dão sinais de quando e onde as redes devem ser lançadas. O que os animais ganham com isso? Eles comem o que escapar.
E mais importante que tudo isso, golfinhos sabem fazer anéis de bolha! Veja o vídeo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TMCf7SNUb-Q?feature=oembed&w=500&h=375%5D
P.S.: Depois de escrever esse post, chegou uma entrega em casa. Um aquário com a frase “Até mais e obrigado pelos peixes.” Quem mandou?
Fontes: Matéria no jornal The Guardian por Anuschka de Rohan, Matéria na Revista Época por Paulo D’Amaro e How Smart Are Dolphins?