Mamute incrivelmente conservado foi encontrado :D mas ainda não dá pra clonar :( Por quê?

Por Vinícius Giba
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 5 jun 2013, 18h37

Apesar de pesquisadores recentemente terem encontrado um mamute muito bem conservado na Sibéria (com tecidos e até sangue!), ainda não podemos recriar os bichos de volta à vida. :/

Para tal feito, precisaríamos de células e genoma intacto, o que é “quase impossível” nas palavras do paleontologista Love Dalén. E ele completa: “Achar esse mamute deixou a coisa um pouquinhozinho menos impossível.” (Em tradução livre, leve, solta.)

“Mas UÉ?!”, reclama o leitor, “já ouvi por aí que se você congelar alguma coisa, ela fica boa por bastante tempo… Não sobrou nenhuma célula inteira?”

Bom, se você congelar alguma coisa bem rápido e mantiver a temperatura baixa, realmente conservará suas células. Mas nesse caso do mamute, não dá pra saber quantas vezes o animal congelou e descongelou desde seu ~gélido falecimento. Nesse esfria-e-esquenta, o material genético vai se perdendo.

Segundo o geneticista Hendrik Poinar, o ideal seria encontrar um mamute que caiu num lago congelado, congelou rapidamente e ficou assim até os dias de hoje (10.000 anos depois da ~era dos mamutes). Ou seja: precisamos de sorte.

A chance na qual os pesquisadores vão se agarrar é a de achar uns DNAs quebrados e tentar remontá-los comparando com os de elefante. Mas isso é beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem difícil.