Novo estudo explica como caracóis migraram para lugares sem ligação terrestre há 8000 anos
Um certo tipo de caracol da Espanha e do sul da França habita também (de forma meio ~mágica) a Irlanda. Mas ué… Como esses bichos chegaram lá?
–> Rastejando eles não foram, já que são dois mil quilômetros de distância, vários deles pelo oceano, e não há fósseis ou indícios da presença dos nojentinhos no caminho que liga um lugar ao outro.
–> Dificilmente pássaros teriam levado os caras numa viagem dessas já que, segundo o pesquisador Angus Davison da Universidade de Nottingham, não há pássaros com tamanho suficiente para carregar caracóis fazendo essa rota.
–> Ah, e se você pensou na pangeia (aquele continente antigo que era os-continente-tudo-junto), está errado. Os caracóis chegaram na Irlanda há 8000 anos e a pangeia rolou um pouquinho antes: há 200 milhões de anos.
Ok, vamos à simples e divertida resposta: a presença das lesmas revela uma migração humana! É isso aí, provavelmente os gosmentos caracóis chegaram lá de barco.
Os cientistas ficaram bem alegres com a descoberta. Estavam lá, de boas, pensando nos caracóis, tentando entender a viagem deles e de repente, PUF!, eles descobrem uma migração humana de 8000 anos atrás. Informações valiosas vindas de lugar inesperado!
Mas peraí! Por que alguém viajaria com lesmas na mala?
Porque quem viaja precisa de: …………… comida.
Não sinta tanto nojo, a galera come isso até hoje na França. E aqui no Brasil também, é só procurar um restaurante que tenha no cardápio e provar!
Aliás, segundo Angus Davison, há indícios de que os grupos de humanos que viviam ali no sul da França na época chegavam até a ter ~fazendinhas de caracóis para o consumo.