PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

‘Novo’ Windows Vista – primeiras impressões

Se você está insatisfeito com o Windows Vista, deve andar louco para saber tudo sobre o Service Pack 1: um pacotão de consertos e remendos que -finalmente!- a Microsoft está lançando esta semana para tentar melhorar seu polêmico sistema operacional. Mas e aí? Presta? Pois bem… vamos por partes:  1. A instalação. Tem umas estórias […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 11h11 - Publicado em 17 abr 2008, 12h54

Se você está insatisfeito com o Windows Vista, deve andar louco para saber tudo sobre o Service Pack 1: um pacotão de consertos e remendos que -finalmente!- a Microsoft está lançando esta semana para tentar melhorar seu polêmico sistema operacional. Mas e aí? Presta? Pois bem… vamos por partes: 

1. A instalação. Tem umas estórias de horror rolando por aí, mas comigo até que foi tudo bem. Únicos problemas: precisei baixar o SP1 completo, que tem 500 e poucos megas (não consegui fazer a atualização via Windows Update). E a instalação foi muuuuuito demorada: quase 2 horas.

2. A compatibilidade. Se você tinha alguma placa, algum software, ou algum periférico incompatível com o Vista, pode tirar o cavalinho da chuva: o SP1 não resolve. No meu caso, isso significa que o scanner e a placa de TV continuam sem funcionar no Vista (e olha que, supostamente, eles têm drivers compatíveis).

3. Os recursos. Necas de pitibiribas. Pode fuçar à vontade, que você não vai encontrar grandes novidades – as mudanças estão todas “sob o capô”. Mas é esse mesmo o espírito de um Service Pack: corrigir falhas, não trazer inovações.

4. O desempenho. Não muda muito. A cópia de arquivos para pendrive está uns 15% mais rápida. Em compensação, o Vista engordou ainda mais: após instalar o Service Pack, você perde 4 gigabytes de espaço no disco rígido. No dia-a-dia, o sistema continua lento e um pouco hesitante – nem se compara ao Windows XP. 

* * *
Conclusões. O Service Pack 1, em que a Microsoft depositou todas as esperanças, não é uma pílula mágica capaz de salvar o Vista – ele continua lento, incompatível e cheio de pentelhações. Mas acontece o seguinte. Desde que o Vista foi lançado, 15 meses atrás, o mercado mudou muito. Hoje, até os computadores mais básicos já têm um hardware legal (disco rígido espaçoso, 1 ou 2 gigas de memória, etc e tal), capaz de aguentar o Vista. O Mac OS é superior, mas só roda nos computadores da Apple, mais caros. O Linux ainda não é pra todo mundo. E o Windows XP está saindo do mercado.  

Ou seja: mesmo com todas as críticas e reclamações, o Vista vai sobreviver – e até prosperar. Resta torcer para que, na próxima versão do Windows, a Microsoft consiga fazer algo um pouquinho melhor…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.