PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

A “internet pela tomada” é uma enganação

Deu o que falar, né? Até meus vizinhos vieram perguntar sobre o acesso à internet via rede elétrica, que a Eletropaulo está prometendo lançar em 2009. Todo mundo quer saber se o serviço é bom, se é rápido, se vai ser mais barato que o Speedy e o Virtua… Li todas as reportagens e posts […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h44 - Publicado em 17 nov 2008, 12h03

Deu o que falar, né? Até meus vizinhos vieram perguntar sobre o acesso à internet via rede elétrica, que a Eletropaulo está prometendo lançar em 2009. Todo mundo quer saber se o serviço é bom, se é rápido, se vai ser mais barato que o Speedy e o Virtua… Li todas as reportagens e posts a respeito, e acho que ninguém explicou direito o assunto. Vamos lá:

1. No papel, a idéia é boa. A tecnologia de internet pela tomada, que se chama Broadband over Powerline (BPL), não é uma idéia nova – testei a bagaça em 2005, e na época fiquei bem empolgado. Como a rede elétrica já existe, já chega a todas as casas, e sua manutenção já é paga (pelos consumidores de eletricidade), as despesas envolvidas são muito menores – o acesso poderia ser até 40% mais barato que a banda larga tradicional.

2. Mas a rede beira o inviável. Não é fácil transmitir dados pela rede elétrica. A interferência é tão alta, mas tão alta, que é preciso colocar um amplificador de sinal a cada 600 metros. Como São Paulo tem 38 mil km de cabos, a Eletropaulo teria de instalar cerca de 65 mil repetidores BPL – que custam US$ 1000 cada um. Isso sem contar o mau estado da fiação, que tem quase 80 mil defeitos.

Continua após a publicidade

3. E o tal ‘lançamento’ é furado. Os caras não vão vender acesso à internet. Não vão lançar um novo serviço, para competir com o Speedy e o Vírtua. O que a Eletropaulo Telecom vai fazer é oferecer “soluções BPL” para as operadoras tradicionais, como a Telefônica e a Net. Ela pega os cabos dessas empresas, que já chegam ao seu prédio (se é que chegam), e aí usa a tecnologia Powerline somente para levar o sinal aos apartamentos.

Sacou? As telecoms não precisam instalar fiação dentro dos imóveis, e economizam uma grana com isso. Já você… você continua com o mesmo acesso à internet, a mesma mensalidade, e um serviço até pior (pois a rede elétrica tem mais interferência que os cabos de dados tradicionais). Pode escrever.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.