Android dispara e já tem 68% do mercado de smartphones; Apple recua para 16,9%
Segundo o novo relatório da empresa de pesquisas IDC, divulgado hoje, o Android atingiu 68,1% de participação no mercado mundial de smartphones, com 104,8 milhões de celulares vendidos no segundo trimestre deste ano – o dobro do mesmo período de 2011, quando ele tinha 46,9% do mercado. Esse crescimento explosivo se deu às custas do […]
Segundo o novo relatório da empresa de pesquisas IDC, divulgado hoje, o Android atingiu 68,1% de participação no mercado mundial de smartphones, com 104,8 milhões de celulares vendidos no segundo trimestre deste ano – o dobro do mesmo período de 2011, quando ele tinha 46,9% do mercado. Esse crescimento explosivo se deu às custas do Blackberry e do Symbian, que despencaram, e também do iPhone: que, mesmo tendo vendido mais unidades (26 milhões, contra 20,4 milhões no mesmo período de 2011), não conseguiu acompanhar o crescimento do Android, e por isso viu sua fatia diminuir de 18,8% para 16,9% do mercado.
Se essa tendência se mantiver, o que parece plausível, o mercado de smartphones poderá repetir o que aconteceu na história do computador pessoal. A Apple sai na frente, mas acaba sendo empurrada para uma posição minoritária, com menos de 10% do mercado. Será?