Android ultrapassa o iPhone na internet – e anuncia versão com Flash
Está vendo este gráfico aí de cima? Ele mostra que os celulares com sistema operacional Android, do Google, já respondem por 46% de todo o tráfego de internet gerado pelos smartphones – à frente do iPhone, com 39%. A pesquisa tem alguns poréns. Ela não mede o número de aparelhos vendidos, e sim o tráfego […]
Está vendo este gráfico aí de cima? Ele mostra que os celulares com sistema operacional Android, do Google, já respondem por 46% de todo o tráfego de internet gerado pelos smartphones – à frente do iPhone, com 39%. A pesquisa tem alguns poréns. Ela não mede o número de aparelhos vendidos, e sim o tráfego de cada tipo de celular na internet (pode ser que os donos de aparelhos Android naveguem mais). Além disso, só vale para os EUA e foi divulgada pela AdMob – empresa de propaganda que está a ponto de ser comprada pelo Google.
Por tudo isso, esses números devem ser encarados com reservas. Mas eles apontam uma tendência clara: agora que o Android finalmente está decolando, com vários bons celulares (como o Motorola Droid, o HTC Incredible, o Nexus One e principalmente o Dell Thunder, que tem uma supertela de 4,1 polegadas), multitoque e uma app store com mais de 50 mil aplicativos, o iPhone corre um risco real de ficar para trás. Principalmente porque o Google está preparando uma cartada fatal: acaba de confirmar que a nova versão do Android (2.2, ou “Froyo”), que deve ser lançada no dia 19 de maio, vai rodar vídeos e sites em Flash.
Aí não tem o que discutir. Se o Android conseguir rodar Flash minimamente bem (e pelas demos que já circulam na internet, parece que sim), o iPhone está frito.