Apple desenvolve tela de papel eletrônico para o iPad
As telas de papel eletrônico, como a do Kindle, são muito agradáveis aos olhos – mas são monocromáticas, lentas e de baixa resolução, ou seja, só servem para ler livros. As telas LCD e OLED, por outro lado, não têm nenhuma dessas deficiências; mas tendem a irritar a vista. O que fazer? Juntar ambas as […]
As telas de papel eletrônico, como a do Kindle, são muito agradáveis aos olhos – mas são monocromáticas, lentas e de baixa resolução, ou seja, só servem para ler livros. As telas LCD e OLED, por outro lado, não têm nenhuma dessas deficiências; mas tendem a irritar a vista. O que fazer? Juntar ambas as tecnologias num só gadget. Essa é a ideia da Apple, que acaba de patenteá-la (PDF).
O gadget teria duas telas, uma empilhada sobre a outra (veja na figura acima). A tela de papel eletrônico ficaria em cima da tela de LCD – e o iPad ou iPhone acionaria automaticamente a tela mais adequada para cada situação – leitura de livros, navegação na internet, games etc. O mais interessante é que a Apple descobriu uma maneira de fazer o papel eletrônico ficar transparente quando não estiver sendo usado. Está vendo as elipses abaixo?
Cada uma é um pixel. Dentro da elipse, os pontos pretos são pigmento preto – que forma as letras exibidas na tela. E os pontos brancos são pigmento branco (existem para dar contraste e melhorar a leitura). Essa elipse, que na vida real é uma esfera -o desenho está distorcido para facilitar o entendimento- gira para acender e apagar os pixels. Mas você percebeu o que está acontecendo? Usando cargas elétricas, o sistema da Apple também consegue deixar as elipses “de pé” – com as partículas de pigmento encostadas nos cantos, sem obstruir a luz. E voilá: papel eletrônico transparente, adequado ao uso numa tela híbrida. Bem legal. Tomara que essa tecnologia chegue logo ao iPad. (via @gwercman)