Boa notícia: novo iOS libera até 3 gigabytes de espaço no iPhone
Nova versão, já liberada para download, promete resolver o principal problema dos donos de iPhone: a falta de espaço
O lançamento de uma nova versão do iOS sempre é uma faca de dois gumes para os proprietários de iPhone e iPad – que ficam ansiosos para instalar o upgrade e conhecer os novos recursos, mas também receosos de que ele, por ser mais pesado, comprometa o desempenho do seu celular ou tablet. Mas o iOS 10.3, que está sendo lançado nesta semana (você talvez já tenha recebido um aviso sobre a atualização, ou irá vê-lo em breve), promete ser diferente e remediar o principal ponto fraco do iPhone: a falta de espaço de armazenamento.
É que a atualização altera o sistema de arquivos (file system) do iOS, ou seja, o protocolo que gerencia a organização de dados na memória. O iOS sempre adotou o HFS+ (Hierarchical File System), um sistema que foi desenvolvido pela Apple em 1998 para uso em discos rígidos -é o padrão do Mac, inclusive. Além de ser antigo, ele não é ideal para dispositivos que empregam memória de estado sólido (flash), como o iPhone. Por isso, apresenta ineficiências e redundâncias que acabam “comendo” o espaço livre do aparelho.
O iOS 10.3 traz um novo sistema de arquivos, o APFS (Apple File System), que havia sido anunciado pela Apple em 2016 e é especialmente projetado para memória flash. Por isso, pode liberar bastante espaço no iPhone – os primeiros relatos de quem fez o upgrade falam em até 3,5 GB de espaço livre a mais no iPhone após a instalação do novo iOS. Isso é para o modelo de 128 GB; nos aparelhos com menos memória, o ganho tende a ser menor, ficando entre 1 e 2 GB – mas isso também pode ser muito valioso, principalmente considerando que nesses modelos o aperto tende a ser maior.
O upgrade não apaga os dados do iPhone. Mas a migração de file system é um procedimento inevitavelmente delicado – por isso, faça backup do seu iPhone ou iPad (pode ser localmente, conectando o aparelho ao iTunes, ou no iCloud) antes de começar, ok? Para fazer a atualização, é fundamental que o celular/tablet esteja conectado à tomada (nem pense em fazer com ele rodando na bateria). E ter paciência: mesmo em iPhones e iPads recentes, a atualização pode levar mais de 1 hora.