Btjunkie decide fechar as portas – e futuro dos torrents pode estar ameaçado
Depois de fechar o Megaupload e condenar o Pirate Bay, a onda antipirataria faz mais uma vítima: o site Btjunkie, um dos 5 maiores portais de torrents, acabou de acabar. “É o fim da linha, amigos. Decidimos fechar voluntariamente” diz a carta de despedida do site, que saiu do ar hoje. Foi uma medida unilateral e […]
Depois de fechar o Megaupload e condenar o Pirate Bay, a onda antipirataria faz mais uma vítima: o site Btjunkie, um dos 5 maiores portais de torrents, acabou de acabar. “É o fim da linha, amigos. Decidimos fechar voluntariamente” diz a carta de despedida do site, que saiu do ar hoje. Foi uma medida unilateral e preventiva (os donos do portal não estavam sendo processados), mas tem a ver, claro, com a blitz iniciada em janeiro. Depois do fim do Megaupload e vários sites similares, o torrent pode ser o próximo alvo das autoridades.
Sem entrar no mérito jurídico, o fato é que -tecnicamente- a rede BitTorrent é vulnerável. Mesmo tendo implantado mecanismos de descentralização como o DHT, ela tem um ponto fraco: os sites, como o Pirate Bay e o Btjunkie, onde o usuário obtém os torrents (ou magnet links), que podem facilmente ter seus domínios cassados e endereços IP bloqueados. Os sites podem migrar de IP em IP – mas isso complicaria muito a vida dos usuários, que precisariam dar um jeito de ir descobrindo os novos endereços. Existe um programa de torrent que supostamente independe desses sites – mas, num cenário mais duro, seu tráfego poderia ser bloqueado pelos provedores. O compartilhamento de arquivos na internet nunca irá acabar. Mas pode ficar bem mais difícil.