PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

EUA legalizam o destravamento de iPad e iPhone; versão 4.0 já está na rede

O governo dos EUA decidiu que o procedimento de jailbreak (que burla certas restrições impostas pela Apple) não viola a lei de direitos autorais do país. A Apple alegava que esse procedimento era ilegal, porque infringe o contrato de licenciamento que o usuário aceita quando compra um iPad ou iPhone, e que é muito claro: […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 14h52 - Publicado em 3 ago 2010, 12h36

geo

O governo dos EUA decidiu que o procedimento de jailbreak (que burla certas restrições impostas pela Apple) não viola a lei de direitos autorais do país. A Apple alegava que esse procedimento era ilegal, porque infringe o contrato de licenciamento que o usuário aceita quando compra um iPad ou iPhone, e que é muito claro: você só pode executar os aplicativos autorizados pela empresa, e não pode hackear o aparelho.

Um absurdo, claro. Se o hardware é seu, você tem todo o direito de fazer o que bem entender com ele. Além disso, a Apple vinha utilizando seu controle sobre o iPad e o iPhone para bloquear certos concorrentes – como o Google, cujo aplicativo Google Voice foi banido do iPhone. A legalização do jailbreak é uma medida justa, e boa até mesmo para a própria Apple (que com isso afasta a possibilidade de processo antitruste). E nunca foi tão fácil fazer o jailbreak: basta visitar o site jailbreakme.com, que agora também é compatível com o iOS 4. Fazendo isso, você ganha o direito de rodar qualquer aplicativo, inclusive os disponíveis em app stores alternativas como Cydia e Get Jar. (Fazer o jailbreak não é o mesmo que desbloquear a operadora do telefone – coisa que requer um aplicativo específico.)

Se você destravar seu iPhone, tenha discernimento. Veja o que aconteceu com a plataforma Google Android, que é 100% aberta. Um aplicativo malicioso, que fingia ser um papel de parede mas era um trojan, acaba de roubar as senhas de milhões de usuários. E o mais incrível é que o programa estava disponível na própria lojinha de aplicativos do Google, a Android Market. Ou seja: a era da inocência acabou. Agora os celulares podem, sim, pegar vírus. Oba.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.