Fake Steve Jobs é censurado e decide largar o blog
Você conhece esse cara aí de cima? Ele é jornalista, se chama Dan Lyons e ficou famoso por inventar, em 2006, o blog Fake Steve Jobs – em que fingia ser o criador da Apple. A coisa foi o maior sucesso, Dan trocou de emprego (largou o cargo de editor da revista Forbes para entrar na […]
Você conhece esse cara aí de cima? Ele é jornalista, se chama Dan Lyons e ficou famoso por inventar, em 2006, o blog Fake Steve Jobs – em que fingia ser o criador da Apple. A coisa foi o maior sucesso, Dan trocou de emprego (largou o cargo de editor da revista Forbes para entrar na Newsweek) e continuou escrevendo. Agora usando seu próprio nome, no blog Real Dan Lyons, mas com o mesmo senso de humor implacável, tirando o maior barato do Vale do Silício. Eu gosto.
Só que, semana passada, a Newsweek resolveu apagar uns posts do Dan – tudo porque ele chamou os assessores de imprensa do Yahoo! de “merdas mentirosos“. Aí, frustrado com a censura, o cara resolveu parar de escrever – e o mundo da tecnologia vai perder um de seus melhores blogs. Ruim, né. Falar palavrão é de mau gosto, claro. Mas cercear a liberdade de expressão também.
Eu sempre acreditei que todo mundo tem o direito de escrever o que quiser, e as firrrmas de tecnologia não deveriam interferir com a imprensa. Entendo o Lyons, mas acho que ele não deveria desistir de escrever. Afinal, toda vez que um jornalista cala a boca, a sociedade perde – e só os lobistas ganham.