Galaxy S III ultrapassa iPhone em vendas – mas com um porém. Entenda:
O smartphone Galaxy S III, da Samsung, teve 18 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre deste ano – ligeiramente acima do iPhone, que vendeu 16,2 milhões de unidades. Esses números, que constam do último relatório da empresa Strategy Analytics, estão sendo repercutidos por toda a internet, como suposta prova de uma mudança histórica: o […]
O smartphone Galaxy S III, da Samsung, teve 18 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre deste ano – ligeiramente acima do iPhone, que vendeu 16,2 milhões de unidades. Esses números, que constam do último relatório da empresa Strategy Analytics, estão sendo repercutidos por toda a internet, como suposta prova de uma mudança histórica: o iPhone finalmente teria perdido a liderança do mercado de smartphones.
Tecnicamente, é correto. Mas não conta toda a verdade. Se você olhar o relatório com calma (veja tabela acima), verá que o número de 16,2 milhões se refere apenas às vendas do iPhone 4S, e não inclui o iPhone 5 – que, segundo a própria Strategy Analytics, vendeu 6 milhões de unidades no mesmo período. Portanto, o placar total do iPhone para o terceiro trimestre é 22,6 milhões, bastante acima dos 18 milhões de Galaxy S III vendidos.
Para se fazer uma comparação exata, seria preciso agregar também os números de venda do Galaxy S II, o modelo anterior da Samsung, que ainda é comercializado em diversos países e o relatório da Strategy Analytics não computa. Mas, para que ele virasse o jogo em favor da Samsung, precisaria ter vendido 4,6 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012. É possível, embora pouco provável – o GS II, mesmo que hoje seja vendido por um preço mais baixo, é um aparelho antigo, lançado há quase 2 anos.
Seja como for, vale lembrar que esses números se referem apenas à briga iPhone x Galaxy S.
Se você levar em conta todos os modelos de smartphone, inclusive os mais baratos, a Samsung lidera com bastante folga: tem 32% do mercado, contra 15,5% da Apple.