Google lança Waze Carpool, seu serviço de caronas pagas, em SP
Empresa diz que não quer competir com táxi nem Uber, mas é provável que isso aconteça; veja como o serviço irá funcionar.
O serviço foi anunciado agora há pouco, em evento do Google no Ibirapuera, e entrará no ar nos próximos meses em São Paulo – cidade com mais usuários do Waze em todo o mundo. Se você estiver precisando de uma carona, poderá pedi-la pelo Waze, em vez de chamar um táxi ou Uber. O Waze identificará os motoristas que estão fazendo aquele trajeto, e selecionará um para você.
A novidade é opcional, ou seja, só participarão os motoristas que quiserem. E será pago. Segundo o Google, o valor será suficiente para cobrir a gasolina e dar uma pequena compensação ao motorista, não mais do que isso – porque a ideia é desafogar o trânsito, não criar uma nova plataforma de trabalho (como é o caso de táxi e Uber). Mas, considerando a popularidade do Waze, o Carpool deve acabar disputando mercado com as outras opções.
O preço do Carpool não foi divulgado. Na região metropolitana de São Francisco, onde ele já está sendo testado, o valor máximo é de US$ 0,33 por quilômetro rodado (por passageiro). O pagamento é transferido automaticamente dos passageiros, via cartão de crédito, para o motorista. No teste em São Francisco, o serviço opera o dia inteiro – mas cada passageiro só pode pegar o Carpool duas vezes por dia.
O Google acredita que, se o Waze Carpool se tornar popular, será possível reduzir os congestionamentos em até 16% – ou seja, quem leva uma hora no trânsito economizará dez minutos. Os engarrafamentos podem até melhor, mas continuarão a existir. Por isso, a empresa também anunciou outra novidade: o compartilhamento de local via Google Maps.
Com a nova função, que foi demonstrada pela primeira vez hoje e breve entrará no ar, será possível compartilhar a sua localização com outra pessoa: o Google Maps dirá a ela, usando informações de tráfego em tempo real, exatamente em qual horário você irá chegar (corrigindo essa informação conforme o trânsito for mudando ao longo do caminho). Bem interessante para uma cidade como São Paulo, onde o trânsito é maluco – e todo mundo vive chegando atrasado.