PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Google lança sistema operacional online

Todo mundo suspeitava que, um dia, isso iria acontecer. E aconteceu: o Google acaba de lançar o Native Client, um micro-sistema operacional que promete revolucionar o mercado e pode, finalmente, acabar com a hegemonia da Microsoft. Ele é a cara do Google: software livre, de código aberto, que roda dentro do navegador e usa programas […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h45 - Publicado em 9 dez 2008, 18h10

Todo mundo suspeitava que, um dia, isso iria acontecer. E aconteceu: o Google acaba de lançar o Native Client, um micro-sistema operacional que promete revolucionar o mercado e pode, finalmente, acabar com a hegemonia da Microsoft. Ele é a cara do Google: software livre, de código aberto, que roda dentro do navegador e usa programas online, armazenados na internet.

A coisa funciona assim. Primeiro, você baixa e instala o Native Client, que já tem versões para PC, Mac e Linux (o download é de 85 megabytes). Depois, abre seu navegador preferido e acessa algum site que ofereça programas compatíveis. Ainda são pouquíssimos, mas já dá pra testar uma versão do jogo Quake.

A idéia é que, no futuro, todos os softwares rodem dentro do navegador. Mas peraí… as tecnologias Java e Ajax já não fazem exatamente isso? Sim, mas com restrições: o Java é muito lento, e o Ajax limitado (não roda games nem programas sofisticados). Além disso, ambos exigem que os softwares sejam refeitos.

O Native Client supera esses obstáculos. Com ele, os softwares online rodam em velocidade “nativa”, ou seja, aproveitando toda a potência do computador. E têm todos os recursos dos programas tradicionais – isso porque o sistema operacional do Google entende a linguagem x86, que é universal – adotada por 99% dos softwares atuais. Isso significa que, teoricamente, os programas já existentes poderiam ser facilmente convertidos para o Native Client. 

Ele ainda está verde: é bem difícil de instalar, dá pau e tem pouquíssimos programas. Mas é revolucionário. Quando os softwares online tiverem os mesmos recursos e a mesma velocidade dos programas offline, e funcionarem em qualquer tipo de computador, o Windows se tornará irrelevante. Você poderá usar o Linux, que além de gratuito é mais seguro, ou o Mac, e rodar todos os programas exatamente como se estivesse no Windows. Sacou? O Google pode ter começado, hoje e sem alarde, a matar a Microsoft. Pode escrever.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.