Google mostra seu novo sistema operacional para netbooks. E aí?
O Google cumpriu o que havia prometido 17 meses atrás, e hoje mostrou o Chrome OS: seu sistema operacional desenvolvido para netbooks. Como o nome sugere, o Chrome OS é apenas um browser*. Nele, tudo roda online: em serviços como o Google Docs (que faz o papel de Office), o Google Talk e outros. A vantagem é […]
O Google cumpriu o que havia prometido 17 meses atrás, e hoje mostrou o Chrome OS: seu sistema operacional desenvolvido para netbooks. Como o nome sugere, o Chrome OS é apenas um browser*. Nele, tudo roda online: em serviços como o Google Docs (que faz o papel de Office), o Google Talk e outros. A vantagem é que o sistema é teoricamente imune a vírus, e muito rápido – carrega em menos de 10 segundos (contra pelo menos 30 do Windows). Alguns recursos, como o Google Docs, também funcionarão em modo offline.
O Chrome OS virá em netbooks da Acer e da Samsung, que serão lançados em 2011. E, em algum momento, provavelmente poderá ser instalado por conta própria. Mas e aí? O que isso significa para o mundo? O Chrome OS é uma boa para netbooks (na SUPER de outubro, aliás, explicamos como rodar uma prévia dele). O problema é que o tempo do netbook está passando. Suas vendas já estão declinando – e quando aparecerem os primeiros tablets baratos e bons, tendem a despencar. Netbook e tablet têm recursos e usos diferentes, eu sei. Mas quantas pessoas você conhece que desejam comprar um netbook – e quantas sonham com um tablet? É a realidade. Sorry, Chrome OS. Você não será o que poderia ter sido.
*O sistema até tem uma loja de aplicativos, a Google Web Store, mas são apps “de mentirinha” – escritos em HTML5, rodam dentro do browser. Não são softwares nativos, ou seja, de verdade (como no Windows, no Mac, no iOS etc).