PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Governo dos EUA monitora quem baixa arquivos do BitTorrent, diz estudo

Os torrents mais populares da internet estão grampeados – e capturam os endereços dos computadores que estão fazendo download. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Birmingham, que analisou os arquivos do site The Pirate Bay. O esquema é o seguinte. Quando você baixa um torrent (do Pirate Bay ou de qualquer outro […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 ago 2024, 09h30 - Publicado em 4 set 2012, 15h46

Os torrents mais populares da internet estão grampeados – e capturam os endereços dos computadores que estão fazendo download. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Birmingham, que analisou os arquivos do site The Pirate Bay. O esquema é o seguinte. Quando você baixa um torrent (do Pirate Bay ou de qualquer outro site), o seu computador entra em rede com outras pessoas, que também estão compartilhando aquele arquivo. Só que algumas dessas pessoas, na verdade, são robôs mantidos pelo FBI e por organizações que reúnem gravadoras e estúdios de Hollywood (RIAA e MPAA). Os robôs capturam o endereço IP do seu computador, fazendo com que você possa ser identificado e processado – prática ainda inexistente no Brasil, mas relativamente comum nos EUA.

Segundo o estudo, o monitoramento existe há pelo menos 3 anos. É provável. Tanto que desde 2009 existe um software, o PeerBlock, que promete detectar e barrar os robôs – ele mostra, em tempo real, quem está conectado ao mesmo torrent que você (e bloqueia supostos espiões). Seus criadores dizem que o objetivo não é favorecer a pirataria, e sim resguardar o direito que as pessoas têm de não serem monitoradas enquanto usam a internet.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.