Impressora laser faz mal à saúde
Um estudo que acaba de ser divulgado pelo respeitadíssimo Instituto Franunhofer, na Alemanha, comprovou o pior: as impressoras a laser poluem o ar do escritório com 7 tipos de produto químico, dos quais pelo menos dois (fenol e 2-Etilhexanol) podem fazer mal. Isso reforça outro estudo, publicado em 2007, que avaliou 62 modelos de impressora […]
Um estudo que acaba de ser divulgado pelo respeitadíssimo Instituto Franunhofer, na Alemanha, comprovou o pior: as impressoras a laser poluem o ar do escritório com 7 tipos de produto químico, dos quais pelo menos dois (fenol e 2-Etilhexanol) podem fazer mal. Isso reforça outro estudo, publicado em 2007, que avaliou 62 modelos de impressora a laser e descobriu que 27% delas emitem micropartículas, inclusive de toner, em níveis considerados “altos”. E agora?
As impressoras aqui da redação são de modelos considerados seguros, mas uma delas solta um cheiro estranho. Só que a empresa dificilmente vai trocá-la – e, no lugar onde você trabalha, pode apostar que também não. Então resolvi fazer o seguinte: vou cobrir parte da máquina (segundo o estudo alemão, a bandeja de papel e a traseira são os pontos mais críticos), ficar o mais longe possível dela e só buscar os prints 30 segundos depois de impressos. Credo!