PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Macintosh completa 30 anos hoje; veja como foi a evolução

“Em 24 de janeiro, a Apple Computer irá apresentar o Macintosh. E você verá porque 1984 não será como ‘1984’”. Foi assim, num comercial dirigido pelo cineasta Ridley Scott (que fizera o badalado Blade Runner) e citando o romance “1984”, de George Orwell, que Steve Jobs quis apresentar ao mundo o Mac. Depois do malsucedido […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2024, 10h27 - Publicado em 24 jan 2014, 10h24

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=vNy-7jv0XSc?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D
“Em 24 de janeiro, a Apple Computer irá apresentar o Macintosh. E você verá porque 1984 não será como ‘1984’”.

Foi assim, num comercial dirigido pelo cineasta Ridley Scott (que fizera o badalado Blade Runner) e citando o romance “1984”, de George Orwell, que Steve Jobs quis apresentar ao mundo o Mac. Depois do malsucedido projeto Lisa, ele estava perdendo espaço dentro da Apple – e o Mac, que desenvolvera com uma equipe independente, era sua tentativa de dar a volta por cima. A IBM também começava a tomar conta do mercado, o que e preocupava muito a Apple. No comercial, a big blue é representada pelo Grande Irmão, o líder totalitário que dá ordens a uma platéia submissa. E o Mac é a moça loira que entra correndo e, ao arremessar um martelo, reafirma o valor da individualidade e da liberdade. Jobs dizia que seu computador era “uma bicicleta para a mente”, que iria estender as possibilidades de criação e expressão das pessoas.

O Mac era simples, elegante, fácil de usar. Tinha mouse, bastava clicar nas coisas (no PC, era preciso digitar os comandos). Até falava. Mas vinha com pouca memória, era hostil a upgrades e acima de tudo caro: US$ 5.600 em valores de hoje. Deu no que deu. IBM, Microsoft e Intel tomaram o mundo – e o Mac não. E logo, em 1985, Steve Jobs foi expulso da Apple. A empresa perdeu o foco, definhou, esteve à beira do fim. Só se reergueu doze anos depois, quando Jobs voltou. Seu primeiro lançamento, em 1998, foi o iMac – onde se via claramente o espírito do Mac original.

Do ponto de vista comercial, o primeiro Mac fracassou. Mas foi um produto marcante, influente, que plantou a semente do computador pessoal e é responsável direto pelo mundo tecnológico em que vivemos. Celebre-o vendo esta galeria que mostra a evolução do Mac em 30 anos – e uma reprodução do primeiro anúncio, de 16 páginas (!), publicado na revista Newsweek.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.