PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Megaupload promete voltar amanhã – com 50 GB de espaço grátis e tecnologia anti-FBI

“A verdade virá à tona”. “Nós prometemos, nós cumprimos”. Essas frases meio ameaçadoras e um relógio em contagem regressiva anunciam a volta do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, que é acusado de facilitar a pirataria e foi fechado pelo FBI no dia 19 de janeiro de 2012. O novo Megaupload irá se chamar MEGA, e […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h44 - Publicado em 18 jan 2013, 10h23


“A verdade virá à tona”. “Nós prometemos, nós cumprimos”. Essas frases meio ameaçadoras e um relógio em contagem regressiva anunciam a volta do site de compartilhamento de arquivos Megaupload, que é acusado de facilitar a pirataria e foi fechado pelo FBI no dia 19 de janeiro de 2012. O novo Megaupload irá se chamar MEGA, e tem lançamento prometido para este sábado – exatamente um ano após a ação do FBI, que além de acabar com o site prendeu seu criador, o folclórico Kim “Dotcom” Schmitz.

O MEGA dará 50 gigabytes de espaço gratuito para cada usuário (muito mais do que os 2 GB oferecidos pelo Dropbox ou os 5 GB do Google Drive), e empregará um truque para tentar evitar problemas judiciais. Quando o usuário enviar um arquivo para o site, ele será criptografado já durante a transmissão – e chegará codificado aos servidores do MEGA, que não terá como saber qual é o conteúdo do arquivo e se ele é pirata ou não. E, portanto, não poderá ser responsabilizado por eventuais violações de direitos autorais. Como tudo é criptografado, em tese nem as autoridades teriam como saber o que está armazenado no MEGA – que rodará em servidores espalhados ao redor do mundo (qualquer pessoa poderá ter um).

É uma tática inteligente e arriscada, que certamente vai enfurecer a indústria do entretenimento e pode agravar a situação judicial de Schmitz. Mas também pode inaugurar uma nova era no compartilhamento de arquivos na internet. Veremos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.