Microsoft volta ao banco dos réus
Bill Gates se aposentou, mas seu amigo Steve Ballmer continua mandando ver: o atual presidente da Microsoft acaba de ser intimado a depor à Justiça dos EUA, num processo em que a empresa é acusada de lesar os consumidores no lançamento do Windows Vista. Sabe o que rolou? Para agradar sua parceira Intel, cuja placa […]
Bill Gates se aposentou, mas seu amigo Steve Ballmer continua mandando ver: o atual presidente da Microsoft acaba de ser intimado a depor à Justiça dos EUA, num processo em que a empresa é acusada de lesar os consumidores no lançamento do Windows Vista. Sabe o que rolou? Para agradar sua parceira Intel, cuja placa de vídeo era muito fraca, a Microsoft aceitou colar o selinho “Vista Capable” em PCs que não conseguiam rodar direito o sistema operacional.
Foi desonestidade, e os próprios caras admitem isso. Num e-mail para Ballmer, o diretor de tecnologia da Microsoft, Jim Allchin, disse que a empresa estava “enganando os consumidores“. No dia em que o Vista foi lançado, o cara pediu demissão.
Agora a coisa foi pra Justiça. E a Microsoft, 10 anos depois de tomar um megaprocesso do governo dos EUA, regressa ao banco dos réus. Hoje ela é uma sombra do que foi: estagnados, o Windows e o Internet Explorer vão perdendo terreno para a concorrência, e na web o Google reina soberano.
A única coisa igual a 1998 é que a Microsoft está nos tribunais, acusada de ter feito coisa errada. Certas coisas não mudam jamais.