Novo aplicativo para iOS é primo burro da Siri – mas entende comandos em português
Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito […]
Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito – e que a Apple talvez nem se disponha a encarar. Mas há um prêmio de consolação: o Dragon Search, aplicativo de comandos de voz cuja versão em português está chegando à App Store.
É preciso selecionar o idioma português antes de rodar o aplicativo pela primeira vez (o que não é avisado ao usuário). Mas, feito esse ajuste, o Dragon é surpreendentemente preciso. Ao contrário dos comandos de voz do Android, ele quase sempre entende o que você está dizendo. Mas não possui a principal qualidade da Siri: inteligência. O Dragon não interpreta o que você está dizendo; simplesmente transforma em texto e joga no Google. Isso significa que ele não entende gracinhas nem ordens, como “restaurante japonês aqui perto” – ao dizer isso, recebi uma página de resultados nada úteis (links para casas de sushi em Portugal).
Isso é decepcionante. E preocupante também. Os comandos de voz são o futuro da interação com os smartphones (e provavelmente também com as TVs). Há diversas situações em que falar é melhor do que tocar na tela. Mas é provável que o Brasil, pela barreira do idioma, fique bem para trás na adoção dessa tecnologia – ou nem tenha acesso a ela. Triste.