PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Novo aplicativo para iOS é primo burro da Siri – mas entende comandos em português

Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 16h49 - Publicado em 11 nov 2011, 10h58

Nos EUA, os donos de iPhone 4S estão empolgados com a Siri, aquela assistente digital que entende diversos comandos de voz. Já no Brasil, onde o novo iPhone ainda nem chegou, ela é um sonho distante. Traduzir o mecanismo de reconhecimento vocal para o nosso idioma é uma tarefa cara e difícil, que pode demorar muito – e que a Apple talvez nem se disponha a encarar. Mas há um prêmio de consolação: o Dragon Search, aplicativo de comandos de voz cuja versão em português está chegando à App Store.

É preciso selecionar o idioma português antes de rodar o aplicativo pela primeira vez (o que não é avisado ao usuário). Mas, feito esse ajuste, o Dragon é surpreendentemente preciso. Ao contrário dos comandos de voz do Android, ele quase sempre entende o que você está dizendo. Mas não possui a principal qualidade da Siri: inteligência. O Dragon não interpreta o que você está dizendo; simplesmente transforma em texto e joga no Google. Isso significa que ele não entende gracinhas nem ordens, como “restaurante japonês aqui perto” – ao dizer isso, recebi uma página de resultados nada úteis (links para casas de sushi em Portugal).

Isso é decepcionante. E preocupante também. Os comandos de voz são o futuro da interação com os smartphones (e provavelmente também com as TVs). Há diversas situações em que falar é melhor do que tocar na tela. Mas é provável que o Brasil, pela barreira do idioma, fique bem para trás na adoção dessa tecnologia – ou nem tenha acesso a ela. Triste.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.