Novo serviço de streaming promete exibir filmes no mesmo dia da estreia no cinema
Ele se chama Screening Room (sala de exibição, em inglês), foi criado por Sean Parker – co-fundador do Napster e ex-presidente do Facebook -, e está em negociação com os grandes estúdios de Hollywood. Funciona da seguinte maneira: você compraria um set-top box, de US$ 150, que recebe os filmes por streaming (e supostamente tem […]
Ele se chama Screening Room (sala de exibição, em inglês), foi criado por Sean Parker – co-fundador do Napster e ex-presidente do Facebook -, e está em negociação com os grandes estúdios de Hollywood. Funciona da seguinte maneira: você compraria um set-top box, de US$ 150, que recebe os filmes por streaming (e supostamente tem mecanismos de segurança extremamente avançados, que impediriam a pirataria dos filmes).
Com essa caixinha, você poderia ver qualquer filme, em casa, no mesmo dia da estreia nos cinemas. Mas seria preciso pagar caro por isso: a ideia do Screening Room é cobrar US$ 50 por filme (você teria dois dias de prazo para assistir depois que começasse a vê-lo). É um valor bem alto, mas compatível com o atualmente cobrado, nos EUA, por lutas e shows transmitidos em pay-per-view.
Além disso, para uma família de 4 pessoas, já sairia pelo mesmo preço do cinema – com a comodidade de não ter que sair de casa. Apesar disso, a revista americana Variety, que descobriu as negociações envolvendo o serviço, diz que os estúdios estão relutantes, pois temem irritar os donos de cinema. Por isso, uma boa parte da tarifa (até US$ 20) seria repassada às salas de cinema – mas não está claro como isso seria feito, ou seja, como seria feita a divisão entre as salas.