Antes de tudo, obrigado. Graças a vcs, que vieram em peso (514 comentários!), nossa transmissão ao vivo do lançamento, ontem, foi muito legal. Precisamos fazer mais vezes. Então: vamos falar sobre o iPad?
Ok, a expectativa era quase irreal. Afinal, o que a gente queria? Que a Apple reinventasse as leis da física e aparecesse com uma tela mágica, feita de papel eletrônico colorido, dobrável, 3D, de alta resolução e além de tudo barata? É, era isso. Não foi isso o que Steve Jobs apresentou. Mas o iPad é um enorme passo para o mercado de tecnologia – porque, basicamente, a Apple inventou uma nova categoria de produto, que pode matar os netbooks. E isso levanta algumas questões.
1. Como e-reader. Por mais que você goste da Apple, não vai querer ler um livro nessa tela – um LCD comum, como o do seu computador. Cansa. E revistas, dá pra ler? Dá. Eu assino, porque é mais barato, algumas importadas
em versão digital. E nos últimos meses, as maiores editoras do mundo -donas da
Wired e da
Time, entre outras- disseram estar desenvolvendo revistas digitais para o iPad. Mas você ouviu alguma coisa sobre isso ontem? Ainda está para surgir o conteúdo que tornará o iPad realmente irresistível.
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2. Como computador. Como você precisa segurar o iPad com uma das mãos, só dá para digitar ‘catando milho’. Mas o iPad tem uma enorme vantagem sobre qualquer netbook – o sistema de navegação touchscreen e com zoom, igualzinho ao do iPhone. É muito, muito, muito melhor navegar no iPad, que
roda bem rápido, do que em qualquer netbook com o (fraco) processador Atom. E a bateria também é show. Aguenta muito mais que a de qualquer netbook.
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3. Como compra. Você encontra o Acer Aspire One, o mais simples dos netbooks, por R$ 750. Já o iPad vai chegar ao Brasil custando pelo menos o dobro, e provavelmente o triplo. Mesmo considerando que se trata de um produto Apple, todo estiloso, é um preço alto. Por isso, os netbooks não desaparecerão tão cedo – mesmo considerando que, em vários aspectos, o iPad é bastante superior a eles.
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Em suma: a Apple tinha que lançar o tablet. O mercado estava exigindo. Não deu pra fazer a tela de OLED? Não deu (o preço passaria de US$ 1000). Mas tudo bem. A Apple, mais uma vez, está de parabéns. Só achei um pouco antipático cobrar US$ 130 a mais pelo 3G. Isso foi um chute na canela. E, pelo amor de deus, habilitem o Flash no navegador!