PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Provedores de internet dos EUA vão vigiar toda a navegação na web

Lei aprovada no Senado americano permite que os provedores coletem todo o histórico de navegação de seus usuários, e vendam isso para anunciantes; entenda

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h18 - Publicado em 24 mar 2017, 11h24

O Senado americano aprovou, por 50 votos a favor e 48 contra, uma lei permitindo que os provedores de internet monitorem os usuários e vendam seu histórico de navegação para anunciantes. Isso poderá ser feito sem pedir permissão aos consumidores – que, na maioria dos casos, nem saberão que estão sendo vigiados. Agora, o projeto será votado pela Câmara, onde deverá ser aprovado – o Partido Republicano, defensor da lei, tem maioria na casa. Em seguida, irá para a sanção do presidente Donald Trump.

A aprovação foi comemorada por senadores republicanos. Segundo eles, os provedores de internet devem ter os mesmos direitos que empresas como Google e Facebook, que já monitoram a navegação de seus usuários. Os senadores democratas protestaram, dizendo que a medida é uma invasão sem precedentes e irá aniquilar qualquer expectativa de privacidade na internet.

É possível driblar o monitoramento usando uma VPN (Virtual Private Network). Mas esse serviço é pago, reduz a velocidade da conexão, e a maioria das pessoas nem sabe que ele existe. Outra opção é usar a extensão HTTPS Everywhere, que é grátis e foi desenvolvida pela ong americana Electronic Frontier Foundation. Ela criptografa o tráfego entre o seu computador e os sites, e é compatível com os navegadores Chrome e Firefox. Mas não funciona com todos os sites, nem impede que os provedores vejam quais páginas você acessa (eles só não conseguem saber o que você leu/viu dentro de cada uma).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.