Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Robô do Google telefona para pessoas e conversa com elas

App usa inteligência artificial para marcar horário no cabeleireiro e reservar mesa num restaurante - e fala com voz idêntica à humana; veja vídeo

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2018, 11h59 - Publicado em 10 Maio 2018, 11h53

A tecnologia se chama Google Duplex e foi apresentada no Google I/O, evento anual da empresa. Na demonstração, o usuário faz um pedido (“Google, marque hora no cabeleireiro” ou “Google, reserve uma mesa no restaurante X”), e aí o software executa uma sequência impressionante de ações: telefona para o estabelecimento comercial e é capaz de conversar, em linguagem natural e com entonação perfeita, com a pessoa que está do outro lado da linha – que nem percebe estar falando com um robô. Veja:

A demonstração contém avanços tecnológicos notáveis. O primeiro é a fala do robô, que é incrivelmente natural – está anos-luz à frente das vozes robóticas que existem hoje. Trata-se da tecnologia WaveNet, que também foi criada pelo Google e usa inteligência artificial para analisar e recriar o som real das palavras. Por enquanto, ela só funciona em inglês.

O outro ponto impressionante é a capacidade que o robô tem de reagir a pequenos desvios na conversa. Isso fica mais evidente na segunda ligação, em que o software telefona para um restaurante – e a atendente se confunde um pouco ao interagir com ele. O robô é capaz de retomar o rumo da conversa, sem que a outra pessoa perceba nada de anormal.

Continua após a publicidade

O Google Duplex é apenas uma demonstração tecnológica, ainda sem data de lançamento. Vale ressaltar, também, que as duas ligações apresentadas pelo Google eram gravadas, ou seja, o software não estava sendo executado ao vivo. Ele só é capaz de conversar em contextos predefinidos e restritos, como os demonstrados pelo Google (não é intleigente o suficiente para conversar sobre outros assuntos). E, acima de tudo, resta saber como funcionaria na prática – os fones de ouvido Pixel Buds, que foram apresentados em 2017 e prometiam traduzir 40 idiomas em tempo real, acabaram decepcionando ao chegar ao mercado.

Mas, se um dia for lançado e funcionar bem, o Duplex poderá transformar a comunicação verbal entre as pessoas – com boa parte dela sendo assumida por robôs.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.