Samsung mostra o novo Galaxy S III – com sistema que imita a Siri do iPhone
Após meses de rumores, expectativas e até provocações, a Samsung finalmente mostrou seu novo smartphone top de linha: o Galaxy S III. Ele tem tela de 4,8 polegadas – ligeiramente maior que a do Galaxy Nexus (4,65″), mas ainda dentro do bom senso. Seu processador é quad-core, o sistema é o Android 4.0 e a […]
Após meses de rumores, expectativas e até provocações, a Samsung finalmente mostrou seu novo smartphone top de linha: o Galaxy S III. Ele tem tela de 4,8 polegadas – ligeiramente maior que a do Galaxy Nexus (4,65″), mas ainda dentro do bom senso. Seu processador é quad-core, o sistema é o Android 4.0 e a câmera é de 8 megapixels, melhor que a do Nexus (5 MP). O aparelho pesa 133 gramas, tem 0,86 cm de espessura e design bacana, porém não incrível. Não tem nada de revolucionário, como corpo de cerâmica ou liquidmetal.
Na parte de software, o destaque é a função S-Voice, que entende comandos de voz simples – “previsão do tempo em Londres” ou “toque música”. É uma tentativa de imitar a Siri, a assistente virtual do iPhone, aparentemente sem a mesma esperteza (na demo da Samsung, ninguém ficou fazendo perguntas engraçadinhas, do tipo “qual o sentido da vida?”) e com o mesmo problema: assim como a Siri, o sistema da Samsung não entende português. Sua eventual adaptação, se houver, poderá levar um bom tempo.
O recurso Photo Share é interessante. Usando um algoritmo de reconhecimento facial, ele identifica o rosto das pessoas numa foto – e compartilha automaticamente (se você quiser) a imagem com elas. Bacana. Também dá para compartilhar arquivos usando o sistema Near Field Contact: se o seu amigo também tiver um Galaxy S III, você pode mandar uma música para ele em dois segundos. Basta aproximar os aparelhos.
Também há outras coisas, mais bobinhas. O Galaxy usa a câmera frontal, por exemplo, para saber se você está lendo um texto e evitar que a tela se autodesligue. Mas a menos que você leia muito devagar, isso já não iria acontecer (porque você iria rolar a tela, o que evitaria o desligamento). Se você estiver digitando um SMS para alguém e aproximar o aparelho do rosto, ele entende que você desistiu – e inicia uma ligação telefônica para aquela pessoa. Hã?
O Galaxy S III é um ótimo aparelho, mas não é revolucionário. Se você tem o Galaxy Nexus, não há motivos para trocá-lo pelo S III. Que também não é motivo de grande preocupação para a Apple – principalmente se o iPhone 5 tiver tela grande e for apresentado já em junho, como se especula. ps: em tempo: o preço não foi divulgado.