Site revela o que seus amigos e vizinhos baixaram no BitTorrent
Página foi criada por um programador russo - e mostra todos os downloads ilegais que uma pessoa já fez
Segundo um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nada menos que 81% dos brasileiros têm o hábito de baixar músicas ou filmes ilegalmente. O levantamento foi realizado em 2012, quando o streaming era incipiente – hoje, com a popularidade de serviços como Netflix e Spotify, o índice de pirataria online tende a ser menor. Mas ela continua sendo endêmica: é bem provável que você, ou pelo menos alguém que você conhece, já tenha feito downloads por meio da rede BitTorrent, em circunstâncias não exatamente legais.
Agora, existe um site que permite saber exatamente quem baixou o quê. Ele se chama I Know What You Download e foi criado por um programador russo. Ao entrar no site, você deve digitar o endereço IP do seu computador (para descobrir qual é ele, basta abrir o Google e digitar o comando show my ip). Aí aparece uma lista com todos os torrents que você baixou, e em quais datas. Esse monitoramento é possível porque, quando você baixa algum arquivo via BitTorrent, o endereço IP do seu computador fica exposto, podendo ser visto por todos os outros computadores que estão compartilhando aquele arquivo – inclusive os do russo, que diz monitorar mais de 500 mil torrents.
Ok, você é uma pessoa correta e nunca baixou conteúdo pirata. Mas e as outras pessoas? O site tem duas funções bem intrigantes. Assim que você informa o seu endereço IP, ele mostra links para pesquisar em IPs próximos – são os seus vizinhos de rua, provavelmente de prédio. Ao clicar num desses links, aparece a lista com tudo o que cada pessoa baixou. O relatório não identifica o nome dela – essa informação, só o provedor de internet tem. Mesmo assim, é interessante saber o que a população à sua volta costuma baixar (de que filmes e séries os vizinhos gostam, que tipo de música ouvem e qual seu consumo de conteúdo erótico, por exemplo).
A outra ferramenta do site é ainda mais invasiva. Ela se chama Track downloads, e permite criar um link espião. O primeiro passo é escolher a isca: copiar o link de uma notícia qualquer, de algum grande portal. Depois, deve-se colar esse link na ferramenta. Ele será transformado, passando a conter um código espião invisível. Por fim, basta deixar a página do Track downloads aberta e mandar o link para algum amigo – por e-mail ou via Facebook. Ele não notará nada de anormal. Mas, assim que clicar no link, você verá tudo o que ele andou baixando.
Os resultados do I Know What You Download não são 100% precisos, porque alguns provedores de internet utilizam IPs dinâmicos, que mudam a cada conexão, alguns usuários sabem como esconder seus IPs (utilizando serviços de VPN), e o site não monitora todos os torrents existentes na internet. Mas seu potencial é inegavelmente explosivo. O mundo dos downloads piratas jamais será o mesmo.