Site transmite a missão da Apollo 11 em “tempo real”
Apollo 11 in Real Time mostra todas as mensagens, imagens e vídeos da missão - no exato momento em que aconteceram, 50 anos atrás
Apollo 11 in Real Time mostra todas as mensagens, imagens e vídeos da missão – no exato momento em que aconteceram, 50 anos atrás
Ao entrar no Apollo 11 in Real Time, você tem duas opções. Clicando em “T-Minus 1M”, acompanha a viagem desde o início, em 16 de julho de 1969 – com todas as gravações de vídeo, transmissões de TV ao vivo, áudio das conversas com os astronautas, mensagens do Centro de Controle e 2.000 fotos de todas as etapas da missão. Todo esse conteúdo, que foi compilado pelo engenheiro Ben Feist, da Nasa, vai aparecendo automaticamente na tela do seu computador, conforme o momento em que aconteceu. É muito legal.
Mas mais legal ainda é clicar em “Join in-progress”. Ao fazer isso, você pula direto para onde a Apollo 11 estava, naquele exato instante, 50 anos atrás. No momento em que este texto é escrito (13h12 de quinta-feira, 17 de julho), por exemplo, a tripulação estava no Módulo de Comando, acoplado ao Módulo Lunar, a 202.470 km da Terra – e os astronautas haviam acabado de executar uma manobra de correção de rumo.
Neil Armstrong reclama do aperto na Apollo, Michael Collins diz ao Centro de Controle que a vista do espaço “é de outro mundo”, e o Centro de Controle alerta os astronautas sobre o nível de oxigênio na nave, que está “meio esquisito”. O áudio e o vídeo são acompanhados por transcrições, comentários e explicações (em inglês), que ajudam muito a entender o que está acontecendo – e se sentir parte da missão.
O pouso, com a tensa luta de Neil Armstrong para controlar o Módulo Lunar, será transmitido no sábado, dia 20, às 20h UTC – equivalente às 17h de Brasília. Simplesmente imperdível.