Spokeo: uma revolução na xeretagem via internet
Vamos admitir: todo mundo gosta, ao menos um pouquinho, de xeretar a vida dos outros. É por isso que as redes sociais fazem tanto sucesso. Mas acabo de ser apresentado a um site incrível, que realmente revoluciona a arte de espionar as pessoas na internet. Primeiro você acessa o site, que se chama Spokeo, e […]
Vamos admitir: todo mundo gosta, ao menos um pouquinho, de xeretar a vida dos outros. É por isso que as redes sociais fazem tanto sucesso. Mas acabo de ser apresentado a um site incrível, que realmente revoluciona a arte de espionar as pessoas na internet. Primeiro você acessa o site, que se chama Spokeo, e digita o seu endereço (e senha) do Gmail. Aí ele entra na sua caixa postal, vê todas as pessoas com quem você já se correspondeu e começa a investigá-las.
Alguns minutos depois, vem um relatório incrível. Numa só página, o Spokeo mostra tudo o que cada pessoa já fez, durante toda a vida, nos 41 sites mais populares da internet. Twitter, Flickr, Facebook, MySpace, YouTube, Fotolog, Picasa… o relatório mostra tudo o que seus amigos, conhecidos (ou conhecidos de conhecidos) postaram nesses sites. Você fica sabendo o que eles querem comprar na Amazon, ouvem na Last.Fm, votam no Digg e no del.icio.us, escrevem no Blogger… inclusive nos casos em que isso foi feito sob pseudônimo.
O Spokeo só acessa informações públicas, ou seja, é 100% legal e não invade a privacidade de ninguém. Ou melhor: invade sim. Em menos de dez minutos, eu descobri fotos engraçadas (e comprometedoras), visitei virtualmente a casa de várias pessoas, descobri os blogs que elas escrevem em segredo e fiquei sabendo, até, que uma conhecida mudou de orientação sexual. Eita!
O serviço pode ser testado de graça, mas para ter acesso a todas as informações é preciso pagar uma mensalidade de 5 dólares. Eu assinei, e rrrecomêndo. Mesmo se você não é xereta nem stalker, vai se surpreender ao constatar tudo o que já colocou na internet – e o que isso pode revelar sobre você mesmo.